________________
 

.
Busca



 





 

 

Estado estrutura encaminhamento de denúncias de violência contra a mulher recebidas pelo Ligue 180 PDF Imprimir E-mail

27.06.14-coordenadoria-mulher-2

 
















Florianópolis, 27/06/14 -
 Mulheres vítimas de violência no Brasil contam com uma ferramenta para denúncias, a Central de Atendimento à Mulher, programa também conhecido como Ligue 180. O serviço de atendimento telefônico, criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-RR), é gratuito e está sendo estruturado em Santa Catarina pela Coordenadoria Estadual da Mulher em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). 

O programa foi elaborado com o objetivo de disponibilizar um espaço para que a população brasileira, especialmente a mulher, possa se manifestar e receber ajuda e orientações de violência de gênero, discriminação ou qualquer outro tipo de opressão. A Central de Atendimento do Ligue 180 recebe relatos, denúncias e manifestações relacionadas a situações de violência contra as mulheres, além de encaminhar as mulheres em situação de violência à Rede de Serviços de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, de acordo com a necessidade.

No mês de junho, a coordenadora estadual da Mulher,  Jane Maria Ghizzo Schmidt, discutiu com a Secretaria de Segurança Pública o encaminhamento das denúncias do Ligue 180 em Santa Catarina. O secretário César Augusto Grubba se comprometeu em estabelecer uma equipe para avaliar as denúncias e tomar as providências necessárias em cada caso. “É um trabalho que está em andamento não somente em Santa Catarina, mas sim em todo o Brasil”, afirma a coordenadora Jane.

 

27.06.14-coordenadoria-mulher-1




















Coordenadora Jane Schmidt (esquerda) em reunião sobre o Ligue 180



Em reunião com os delegados e com a consultoria jurídica da SSP foram discutidos os trâmites sobre a regulamentação do Ligue 180 nos espaços públicos do Estado, incluindo a obrigatoriedade da divulgação do serviço Disque-Denúncia nacional de violência contra a mulher em Santa Catarina. A ligação pode ser feita por qualquer telefone, fixo, móvel ou público e o anonimato é garantido.

Segundo a coordenadora, apesar dos anos de luta contra o preconceito e pela busca de direitos iguais, as mulheres ainda estão entre as maiores vítimas de violência. “O nosso grande propósito é a erradicação desse mal que é a violência contra a mulher em nossa sociedade, ressalta Jane.

Viver sem Violência

Assim como o programa Ligue 180, a Coordenadoria Estadual da Mulher, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, também trabalha no combate à violência com duas unidades móveis do “Programa Mulher: Viver sem Violência”. Os ônibus são equipados com salas de atendimento, serviços de internet e com acessibilidade para deficientes. Profissionais das áreas de assistência social, saúde e segurança ficam à disposição para oferecer todas as informações necessárias ao público feminino.

O “Programa Mulher: Viver sem Violência” propõe estratégias para melhoria e rapidez no atendimento às vítimas de violência de gênero, que consiste no trabalho em rede na execução de ações estratégicas para a integração dos serviços públicos no atendimento das mulheres vítimas de violência. Prevê a ampliação, adequação e articulação dos atendimentos especializados nos órgãos do sistema de justiça com as áreas de segurança pública, assistência social, saúde, educação, trabalho e habitação. Esse trabalho em rede pautado na transversalidade é fundamental para o enfrentamento e combate à violência, inclusive para o resgate dos direitos das mulheres vítimas de violência.

 

* Colaboração José Meurer Filho - Ascom/SCC

Informações adicionais:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Casa Civil de Santa Catarina

(48) 3665-2005 / 8843-3497


Mulher Viver sem Violência PDF Imprimir E-mail
convite_ituporanga
flayer_verso__-_ituporanga





Coordenadoria da Mulher realiza reunião para implantação de fórum de enfrentamento à violência PDF Imprimir E-mail
Florianópolis, 17/08/2015 - Promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher do Governo de Santa Catarina, foi realizada nesta segunda-feira (17) a quarta reunião de implantação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, no auditório da Secretaria de Estado da Administração (SEA), no Centro Administrativo.
Leia mais...
Lei Maria da Penha PDF Imprimir E-mail
folder-novo
São José e Palhoça terão ações de cidadania no Dia Internacional da Mulher PDF Imprimir E-mail

 

 

onibus-coord-mulher
 
Unidades móveis serão levadas para as comunidades para prestação de orientações e esclarecimentos

 

 

Florianópolis, 05/03/2014 - A Coordenadoria Estadual da Mulher do Governo de Santa Catarina prepara uma ação de cidadania em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, neste sábado, 8 de março. Os locais escolhidos foram o bairro Forquilhas, em São José, e Frei Damião, em Palhoça. Das 9h às 16h, equipes de profissionais de diferentes setores estarão à disposição da comunidade para uma série de atividades.

De acordo com a coordenadora estadual da Mulher, Jane Maria Ghizzo Schimidt, os dois ônibus doados ao Estado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República para a disseminação do programa Mulher Viver Sem Violência serão levados aos bairros para auxiliar os profissionais a prestar orientações e esclarecimentos à comunidade.

“Em parceria com as prefeituras, estamos programando um conjunto de ações de cidadania. Os ônibus do programa Mulher Viver Sem Violência são equipados com salas de atendimento, serviço de internet e com acessibilidade para deficientes. Profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde e Segurança estarão à disposição para fornecer todas as informações e orientações necessárias ao público feminino. Além disso, poderão ser feitas matrículas do Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Serão feitas palestras sobre a importância da qualificação profissional da mulher”, explica Jane Schimidt.

A ação é organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em parceria com as secretarias de Estado da Assistência Social, Saúde e Segurança; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Sine; prefeituras de São José e Palhoça; Bancada Feminina da Assembleia Legislativa; Caixa Econômica Federal e Sesc. Será servido lanche aos participantes do evento.

Mulher Viver Sem Violência

Os ônibus que farão parte da ação de cidadania em São José e Palhoça no dia 8 de março vão percorrer, a partir de abril, as comunidades do interior do Estado para difundir o Programa Mulher Viver Sem Violência no Campo. Lançado em março de 2013 pelo Governo Federal, o programa intensifica esforços no enfrentamento à violência contra a mulher, articulando ações para facilitar o acesso das mulheres que sofreram agressões físicas e psicológicas a direitos e serviços públicos de segurança pública, justiça e saúde.

Segundo Jane Schimidt, a Coordenadoria optou por apresentar as unidades móveis ao público feminino nesse projeto piloto em São José e Palhoça e, a partir do mês que vem, os ônibus vão percorrer o interior do Estado em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc). “O nosso grande propósito é a erradicação desse mal que é a violência contra a mulher em nossa sociedade. E a opção por levar as unidades móveis para o campo é justamente para auxiliar a mulher que tem menos acesso aos serviços públicos disponíveis geralmente nas áreas urbanas das cidades”, observa a coordenadora da Mulher. 

 

Veja fotos da preparação do evento e das atividades realizadas no dia:

 

foto_reunio_dona_jane_-_so_jos

















imagem_214
















imagem_281












 

 

 

imagem_295



















imagem_301



















imagem_303






















 

Mais informações:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Casa Civil de SC

(48) 3665-2005 / 8843-3497

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Resultados 37 - 45 de 86
 
 
Desenvolvi
mento-CIASC | Gestão do Conteúdo-Coordenadoria Estadual da Mulher | Tecnologia-Open Source