Login
Nome de Usuário

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
________________
 

.
Busca



 





 

 

CEM participa de seminário de mulheres lésbicas e bissexuais PDF Imprimir E-mail

A Coordenadoria Estadual da Mulher participou de seminário de mulheres lésbicas e bissexuais

A Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM), participou do Seminário Memória e Visibilidade de Lésbicas e Mulheres Bissexuais nesta quarta-feira (19/08/2015), às 13h30min no auditório do Museu Histórico de Santa Catarina, na Praça Quinze de Novembro, Centro de Florianópolis-SC. O administrador da CEM, Cláudio Márcio Araújo da Gama representou a Coordenadora Célia Fernandes (Celinha), que estava em viagem. Na ocasião foi denunciado um bar em Florianópolis que, segundo vítimas, estaria facilitando a sedação e o estupro de lésbicas, num suposto “boa noite cinderela”.

Na ocasião, a Ouvidora Nacional de Direitos Humanos, Irina Karla Bacci, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), solicitou à CEM que vá até o bar, acompanhe o andamento das investigações acerca dos Boletins de Ocorrência por estupro de lésbicas nas imediações do bar a fim de apurar a veracidade de denúncias das vítimas de que seriam funcionários do próprio bar que estariam colocando drogas sedativas nos drinkes das lésbicas a fim de facilitar a ação dos estupradores na saída do bar.

Entretanto, os temas foram além de assuntos relacionados à Segurança Pública. Foram discutidos temas como “feminismo como ferramenta de transformação”, “igualdade de gênero dentro do feminismo”, “lesbi trans inter feminismo”, o “mundo projetado para quem vê, ouve, fala e anda”, “desnaturalização do corpo”, “dimensão da intensidade do corpo”, “luta pela posse do próprio corpo”, “a eficácia da Lei Maria da Penha”, “a organização revolucionária do feminismo para expropriar o que já é das lésbicas”.

O Seminário é parte do evento “Acontece arte e Política” que ocorre entre 19 e 21/08/2015. Na mesa de abertura estiveram a vice-presidente Lésbica da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Trasngêneros (ABGLT), Guilhermina Cunha, da representante da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), Eide Paiva, da representante da Associação Brasileira de Lésbicas (LBL), Heliana Hemétrio e representantes lésbicas Coletivos Locais (Acontece, ADEH, Gel, IEG, NIGS, Vadias), da Ouvidora Nacional de Direitos Humanos, Irina Karla Bacci, do Deputado Estadual Dirceu Dresch (PT) e da Coordenadora Municipal da Mulher de Florianópolis-SC, Dalva Kaiser.

A roda de conversa “Feminismos em Debate” teve como facilitadoras a doutoranda da UFSC Gleidiane Souza e a representante da “Marcha das Vadias”, Amélia Maraux. O evento foi promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (ELDLMS) da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). O evento “Acontece Arte e Política” prossegue neste dia 20/08/2015, às 9h, com a roda de conversa “Discutindo o movimento lésbico e estratégias de visibilidade e memória” com a facilitadora Silvana Conti. As 14h a roda de conversa tem o tema “Discutindo educação e o combate à lesbofobia”, às 16h30min a roda de conversa aborda o tema “Políticas Públicas para o combate à discriminação. O encerramento do evento está previsto para sexta-feira (21/08/2015) com a “Caminhada Lésbica de Florianópolis” com concentração às 10h e saída às 12h.
< Anterior   Próximo >
 
 
Desenvolvi
mento-CIASC | Gestão do Conteúdo-Coordenadoria Estadual da Mulher | Tecnologia-Open Source