Login
Nome de Usuário

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
________________
 

.
Busca



 





 

 

CEM participa da inauguração da “Galeria Lilás” na ALESC PDF Imprimir E-mail

A Coordenadoria Estadual da Mulher participou da inauguração da “Galeria Lilás” na Assembleia Legislativa. Na ocasião , a Deputada Ana Paula Lima tomou posse como presidente da Bancada Feminina

A Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM), através de sua assessora técnica Luíza Caruso Mac Donald, participou da inauguração da “Galeria Lilás” na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). O evento ocorreu nesta quarta-feira (19) e Luíza representou a Coordenadora Célia Fernandes (Celinha) que estava em viagem. Na ocasião, a deputada Ana Paula Lima (PT) tomou posse como coordenadora da Bancada Feminina da casa.

Com o objetivo de resgatar e registrar a importância das parlamentares que passaram pelo Legislativo catarinense, foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (19/08/20152) a Galeria Lilás. O espaço, instalado no Palácio Barriga Verde, foi criado a pedido da Bancada Feminina da ALESC. Durante a cerimônia, ocorreu também a transmissão do cargo de coordenadora da bancada feminina da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) para Ana Paula Lima (PT).

A galeria permanente mostra as fotos das 12 mulheres que exerceram o cargo de deputada estadual em Santa Catarina. Parlamentar por dois mandatos, entre 1995 e 2003, Ideli Salvatti lembrou das dificuldades enfrentadas pelas primeiras mulheres eleitas. “Eu fui a quarta deputada mulher, numa época em que nós éramos uma diante de 39 homens”, afirmou Ideli. “Hoje, temos quatro, conseguimos formar uma bancada, prova de que avançamos.”

A secretária de Estado de Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, que é deputada estadual licenciada, ressaltou o pequeno número de mulheres deputadas em 180 anos de Assembleia Legislativa. Para ela, a Galeria Lilás, além de resgatar a história, deve incentivar outras mulheres a disputarem e ocuparem cargos eletivos.

Já o presidente da ALESC, deputado Gelson Merisio (PSD), defendeu que as mulheres, ao invés de terem cotas nas disputas eleitorais, tenham mandatos garantidos. “Dentre as várias crises que vivemos hoje, uma delas é a crise de lideranças, e a solução dela passa ela participação direta da mulher na vida política”, afirmou.

Nova coordenação

Dirce apresentou um balanço dos 15 meses que ficou à frente da bancada feminina. Entre as principais realizações, ela destacou como principal a institucionalização da bancada, graças à aprovação de uma resolução da Assembleia no ano passado. A parlamentar também ressaltou a criação da Revista do Voto Feminino, do projeto que propõe a criação da Casa da Mulher Brasileira (CMB) em Santa Catarina, além da parceria com o Tribunal de Justiça (TJSC) na realização da campanha “Justiça pela Paz em Casa”.

“Temos o sentimento de dever cumprido com o trabalho desenvolvido nesses 15 meses, que exercemos com muita dedicação e responsabilidade”, afirmou Dirce. “Foram várias ações e parcerias realizadas, vários eventos que tiveram como foco o combate à violência contra a mulher e o empoderamento feminino.”

Ana Paula, que assume a coordenação da bancada pelo período de um ano, comprometeu-se a dar sequência ao trabalho, ampliando a mobilização das mulheres . “Muitos foram os avanços, mas temos ainda muitos desafios pela frente, como a construção da CMB, a organização do Observatório da Violência contra a Mulher”, disse.

Também participaram da cerimônia a deputada Luciane Carminatti (PT) e os deputados Aldo Schneider (PMDB), Dirceu Dresch (PT) e Jean Leutprecht  (PCdoB). Com informações da CEM e da ALESC.
< Anterior   Próximo >
 
 
Desenvolvi
mento-CIASC | Gestão do Conteúdo-Coordenadoria Estadual da Mulher | Tecnologia-Open Source