________________
 

.
Busca



 





 

 

Conexões e O Empoderamento da Mulher PDF Imprimir E-mail

Com um texto de Audre Lorde e inspirada pelas últimas conversas com a professora Tatiana Vargas Maia, começo minha fala para mais de 50 adolescentes que me escutavam no Conexões, em Cachoeirinha, Rio Grande do Sul.

  Falar para adolescentes é um desafio muito complexo. Falar ao lado da Marli Medeiros, líder comunitária e exemplo de representatividade, além de uma baita honra, é mais do que um desafio. Marli tem história pra mais de 500 anos... E eu sou uma fã, entusiasta e adoradora desta força provocadora. Então, imaginem a responsa?!

Deu frio na barriga? Sim.
Gosto de desafios. Topei.

Conversei com estas e estes adolescentes sobre reconhecimento, desconstrução, conscientização, representatividade e protagonismo, empatia, compaixão e sororidade. Termos base para o empoderamento feminino.

Lembrei da necessidade da voz feminina ser ouvida, da voz negra ser ouvida, do questionamento existente há mais de 300 anos:

"O que é ser mulher?"

Por que sempre se soube o papel do homem nesta sociedade, mas não o papel da mulher.. e aí questionamentos de Sojourner, Lorde, Beauvoir....

E chegamos uma conclusão:

Ser mulher é um ato revolucionário!

Finalizei minha fala dando lugar à Marli. Mulher, negra, mãe, vinda da vila e acima de tudo e de todos os estereótipos: VENCEDORA. Hoje uma líder.

Que a voz dela ecoe. Que a nossa voz seja ouvida!

Estela Rocha

< Anterior   Próximo >
 
 
Desenvolvi
mento-CIASC | Gestão do Conteúdo-Coordenadoria Estadual da Mulher | Tecnologia-Open Source