________________
 

.
Busca



 





 

 

PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS. PDF Imprimir E-mail
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece gestão bem-sucedida de mulheres
10/04/2008 - 16:53

A premiação que tem por finalidade incentivar o empreendedorismo feminino contou com a participação da ministra Nilcéa Freire

A gestão bem-sucedida de algumas mulheres empreendedoras foi reconhecida na noite desta quarta-feira (09/04), durante a solenidade de entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2007, em Brasília. A premiação tem por objetivo incentivar o empreendedorismo feminino. O Mulher de Negócios é uma realização do Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios (BPW).

Estavam presentes à solenidade, a ministra da SPM, Nilcéa Freire, o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto, os diretores da instituição Luiz Carlos Barboza e Carlos Alberto dos Santos, a presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW-Brasil), Beatriz Fatt, entre outras autoridades e representantes dos Sebraes estaduais.

Durante seu discurso, Nilcéa agradeceu a parceria estabelecida entre a SPM, o Sebrae e a BPW-Brasil. Também ressaltou o papel do Estado em estimular o empreendedorismo feminino e reforçou a perspectiva de criar mais uma parceria com o Sebrae. "Pretendemos criar um manual de orientação voltado especificamente para o público feminino e que será seguido em todos os projetos da Instituição”, explica. Nilcéa aproveitou o momento para alertar que a desigualdade entre homens e mulheres ainda é alta.

Para Paulo Okamotto, o prêmio é um instrumento que veio para reconhecer um conjunto de mulheres que fazem a diferença. Ele sinalizou que o Sebrae já está em contato com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres para criar ações mais direcionadas ao público feminino.

Das 2.187 inscritas em todo o país, 20 foram escolhidas para a final. Na cerimônia foram premiadas duas mulheres de cada região, totalizando dez ganhadoras nacionais, divididas em duas categorias. Na categoria 'Membros de Associações ou Cooperativas de Pequenos Negócios', as vencedoras foram: Cleide Ferreira Mattos , da Associação de Artesãs de Cidade Gaúcha (PR); Maria Idalina de Almeida Souza, da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Norte de Minas (MG); Lúcia Ivani Pinheiro, da Cooperativa de Reciclagem (GO); Maria Maviniê de Oliveira Mota, do Sindicato dos Artesãos Autônomos do Ceará (CE); e Neida Maria Pereira Rêgo, da Associação de Artesãos e Artesãs das Comunidades de Vista Alegre, Pedreira e Coroca (PA).

Na categoria 'Proprietárias de Micro e Pequenas Empresas' as vencedoras foram Maria Elena Marchi Juchen, da Comercio de Armarinhos e Fios Milcores Ltda (RS); Liliamaura Gonçalves de Lima, da Drogaderma Farmácia de Manipulação (Rio Preto/SP); Maria Helena de Mendonça, Enigma Confecções (DF); Fabrizzia Pinto Wanderlei, da panificadora Rota do Sabor (TO); e Áurea Xavier, da empresa Borda Já (PE).


Entre as dez premiadas, duas ainda receberam um prêmio na categoria ouro. Na categoria ‘Membros de Associações ou Cooperativas de Pequenos Negócios’, quem venceu foi Maria Maviniê de Oliveira Mota, do Sindicato dos Artesãos Autônomos do Ceará. Pela categoria ‘Proprietárias de Micro e Pequenas Empresas’, a grande vencedora foi Áurea Xavier, da empresa Borda Já, de Pernambuco.

Mulher de negócios

Desde a sua criação, em 2004, o prêmio vem se consolidando como uma das principais atividades de incentivo ao empreendedorismo feminino no Brasil. Na edição de 2007, o prêmio recebeu 2.187 inscrições. São mulheres que relataram suas histórias de vida e suas trajetórias no mundo dos negócios.

As vencedoras de cada região nas duas categorias, além de receberem troféus, já têm garantida a participação no '16º Seminário Internacional em Busca da Excelência', que será realizado de 16 a 18 de abril no Hotel Transamérica em São Paulo. O evento é promovido pela Fundação Nacional da Qualidade, instituição que apóia o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

As histórias das 20 finalistas, como nas edições, serão relatadas em livro. A coleção Histórias de Sucesso 2007 é resultado da parceria dos estados que representam as finalistas do prêmio 2007 e as unidades de Gestão Estratégica e Atendimento Individual do Sebrae Nacional.

Próxima edição

A partir de 1º de junho estarão abertas as inscrições para a nova edição do prêmio. Para se inscrever, basta contar a sua história como empreendedora, sua trajetória de vida nos negócios, sejam eles em pequenas empresas sejam em empreendimentos coletivos.

Encontro

À tarde, a ministra Nilcéa Freire se reuniu com as 20 finalistas do prêmio e alguns representantes dos Sebraes Estaduais e exibiu o DVD “Por uma vida sem violência”. Trata-se de um ato show realizado no Canecão (RJ), no dia 26 de novembro de 2007, no âmbito da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres que teve como tema central a comemoração do primeiro ano de vigência da Lei Maria da Penha. 
                                                                                            

Maristela P. Alves 


 

< Anterior   Próximo >
 
 
Desenvolvi
mento-CIASC | Gestão do Conteúdo-Coordenadoria Estadual da Mulher | Tecnologia-Open Source