________________
 

.
Busca



 





 

 

SANTA CATARINA PARTICIPA DO FÓRUM DE ORGANISMOS GOVERNAMENTAIS DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES PDF Imprimir E-mail
Fórum aponta os desafios para as políticas públicas para as mulheres

Realizado em Brasília/DF, nos dias 11 e 12 de junho de 2012, o Fórum dos Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres reuniu milhares de mulheres de todo o país, na discussão de temáticas que visam à superação dos problemas históricos que ainda colocam a mulher às margens de muitos direitos elementares no que tange à sua cidadania. Inúmeros e acalorados debates envolvendo, entre outros, a priorização da construção de creches e escolas públicas, acesso à moradia digna e a restaurantes populares, programas de geração de renda e combate à fome e à pobreza, com foco no tema “Políticas Públicas para as Mulheres: conceitos e desafios”, apontam para a necessidade de continuar a luta para que resultados possam aparecer. 
A professora Selma Westphal, coordenadora/CEM-SC, presente ao evento, declarou que entre o que se discutiu, definiu-se a priorização da construção de creches e escolas públicas, acesso à moradia digna e a restaurantes populares, programas de geração de renda e combate à fome e à pobreza, entre outros. “Precisamos ter o foco dirigido para estas necessidades básicas, se queremos que as mulheres cresçam como sujeitos autônomos e plenos de dignidade, adquirindo, assim, condições de dirigir seus destinos”, afirmou.
Ponto crucial nas discussões durante o evento, as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher foram consideradas um dos meios de combate à desigualdade. Desta forma, a reversão do quadro de desigualdade passa pela “inclusão emancipatória, a construção de canais de debate para definir prioridades e a criação de políticas integradas de gênero e de um Estado participativo e democrático, em que a importância dos movimentos feministas e de mulheres seja reconhecida”, listou a gestora da SPM Lourdes Bandeira.
Segundo Lourdes, a ampliação do acesso a serviços básicos como saúde, pontos jurídicos e educação; o fortalecimento das condições para o exercício dos direitos reprodutivos; e a prevenção, enfrentamento e atendimento aos diversos tipos de violência, constituem elementos vitais para a superação das desigualdades.

1_foto_selma_frum_braslia_1 

Foto da Mesa: Debates acalorados, com a discussão de temáticas que buscam construir a dignidade da mulher marcaram o evento.

 

 1_foto_selma_frum_braslia_2

 Foto da Selma: Coordenadora Selma Westphal, ao lado da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Política para Mulheres, participou ativamente dos debates.

 

 

 

< Anterior   Próximo >
 
 
Desenvolvi
mento-CIASC | Gestão do Conteúdo-Coordenadoria Estadual da Mulher | Tecnologia-Open Source