________________
 

.
Busca



 





 

 

III CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PDF Imprimir E-mail
Florianópolis reúne grupo expressivo de pessoas para discutir direitos de pessoas com deficiência.

Participantes da conferência estadual dos direitos de pessoas com deficiência discutiram, do dia 20/ a 22/06, no Praia Brava Hotel, em Florianópolis, novas perspectivas e desafios para a consolidação e conquistas de pessoas com deficiência. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Secretaria de Trabalho e Habitação e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), contando com a participação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Assembleia Legislativa.
Durante o evento, os participantes debateram o tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU”, em palestra proferida pelo presidente do Conade, Moisés Bauer. O evento contou com expressiva participação, com a presença de delegados de várias regiões, deliberando-se as principais necessidades, entre elas, investimentos na área da saúde, educação, acessibilidade e mercado de trabalho, entre outras.
Segundo dados apresentados, o número de portadores de deficiência em Santa Catarina chega a 1.331.445, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, cerca de 21% da população do Estado apresentam pelo menos um dos tipos de deficiência investigada, como: visual, auditiva, motora, mental e/ou intelectual em diversos graus. A deficiência visual é a que concentra mais portadores com 12,87%.
A assessora técnica/CEM Maria Müller Kuhnen, que compareceu ao evento, declarou que a destacada presença de pessoas à conferência demonstra a organização e ação conjunta das entidades que representam as pessoas com deficiência. “Este envolvimento, certamente, resulta em ganhos para o grupo”, finalizou.

 

 4_foto_deficientes_1

Palestrantes apresentam a necessidade de investimentos na área da saúde, educação, acessibilidade e mercado de trabalho. 

 

 4_foto_deficientes_2

 Entre os presentes, inúmeros portadores de deficiência discutiram estratégias para a conquista de direitos, dignidade e cidadania.

Fotos: Lucas Gabriel Diniz
< Anterior   Próximo >
 
 
Desenvolvi
mento-CIASC | Gestão do Conteúdo-Coordenadoria Estadual da Mulher | Tecnologia-Open Source