________________
 

.
Busca



 





 

 

OUTUBRO ROSA E O CÂNCER DE MAMA PDF Imprimir E-mail
O Movimento Outubro Rosa, que acontece em todo o mundo, mobiliza pessoas e entidades no combate ao câncer de mama, por meio de atividades voltadas à conscientização e ações contra a doença. A cor rosa, símbolo o movimento, enfeita monumentos, prédios e espaços públicos da capital.

Durante o mês de outubro vários monumentos de Florianópolis ficarão iluminados com a cor rosa, como parte da campanha de mobilização e conscientização sobre problemas gerados pelo câncer de mama, um dos tipos que mais acometem mulheres no mundo. Usa-se o rosa por ser a cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação de pessoas, empresas e entidades nesta batalha pela vida.

Criado em 1997 nos Estados Unidos, o Outubro Rosa atualmente é comemorado em todo o mundo. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, são iluminados monumentos como o Cristo Redentor e o Congresso Nacional, entre outros. Em Santa Catarina, o evento teve início em Florianópolis, no ano de 2009, organizado pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer – AMUCC, com o envolvimento de entidades governamentais, não governamentais e privadas.

O Movimento Outubro Rosa 2012 teve início, em solo catarinense, no dia 1º de outubro, às 18 horas, com a iluminação da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, na cor rosa, e a realização de um grande laço humano no saguão da ALESC, em adesão à Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, que, durante o mês de outubro, acontece em vários pontos da cidade.

Na capital do Estado, receberão iluminação rosa as pontes Hercílio Luz, Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. A cerimônia de iluminação destes espaços deverá acontecer no dia 02 de outubro, a partir das 18h30m, no Píer 54, sob a Ponte Hercílio Luz. Vários outros monumentos e prédios receberão, também, a cor rosa, entre eles a figueira da Praça XV de Novembro, Lago das Bandeiras, Monumento Sesquicentenário, CEPON, Teatro Álvaro de Carvalho, Beiramar Shopping, Assembleia Legislativa e TRT.

A programação vai até 30 de outubro, e prevê diversas atividades relativas à conscientização acerca da prevenção, detecção precoce e, principalmente, sobre a importância da realização da mamografia. Um dos destaques será a Campanha de Cirurgias de Reconstrução Mamária. A AMUCC, clínicas e médicos de Florianópolis mobilizam-se para realizar a reconstrução mamária para 35 mulheres mastectomizadas, ou seja, que tiveram as mamas retiradas devido ao câncer. Todas são pacientes do Centro de Pesquisas Oncológicas – CEPON e não possuem condições de arcar com as despesas desta cirurgia.

A técnica da Coordenadoria da Mulher Maria Müller Kuhnen, presente no evento, destacou a relevância das atividades como fator de conscientização para que a sociedade se envolva de forma concreta no combate ao câncer de mama. “Devemos estar todas unidas para que haja sensível diminuição nos casos que ainda acometem nossas mulheres”, disse Maria.

19_foto_outubro_rosa_1 

Equipe organizadora do Movimento Rosa 2012 participa da iluminação em rosa da Assembleia Legislativa, chamando a atenção de todos para a necessidade de se discutirem ações de combate ao câncer de mama, um dos mais graves problemas enfrentados pelas mulheres.
 

 

 19_foto_outubro_rosa_2

 O laço humano, realizado pelas mulheres que compareceram à ALESC, emocionou todos os presentes ao evento. O envolvimento das pessoas que compareceram na Assembleia Legislativa demonstra o comprometimento do grupo para que o Outubro Rosa marque o mês de outubro de forma significativa no combate ao câncer de mama.

< Anterior   Próximo >
 
 
Desenvolvi
mento-CIASC | Gestão do Conteúdo-Coordenadoria Estadual da Mulher | Tecnologia-Open Source