________________
 

.
Busca



 





 

 

PREPARATIVOS PARA CAMPANHA 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES. PDF Imprimir E-mail
A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Florianópolis, responsável pela mobilização e articulação das atividades, reúne entidades para definir eventos, com foco na temática Violência contra as Mulheres, a ser realizado de 20/11 a 10/12, na capital catarinense.

Criada em 1991, por movimento internacional de Mulheres, por meio do Center for Women’s Global Leadership/CWGL, a Campanha 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é realizada, atualmente, em cerca de 196 países no mundo. No Brasil, inicia no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade para problemas gerados pela violência contra a mulher, conta com a participação de órgãos governamentais e não governamentais que, nestes dias, realizam atividades junto à população, chamando a atenção para a necessidade de assegurar às mulheres uma vida sem violência.

Com vistas aos preparativos para as ações a serem implementadas em 2012, foi realizada, no dia 26/09, na Secretaria Municipal de Assistência Social, reunião para discutir a organização da campanha para o presente ano. A coordenadora Dalva Maria Kaiser fez uma retrospectiva sobre o evento realizado em 2011, com análise sobre possíveis mudanças, para que a campanha possa crescer ainda mais em 2012. “Os grupos que participam das atividades devem estar bastante unidos para que consigamos chamar a atenção de todos para o problema que representa a violência contra a mulher”, declarou.

Após discussões sobre a organização da campanha, com foco nas atividades realizadas em 2011, enfatizou-se a necessidade de mobilização de outros espaços sociais, entre eles as escolas, para que participem das tarefas a serem realizadas. As ações que irão acontecer, entre elas, caminhadas, palestras, contato direto com o público e encontros para reflexões, objetivam sensibilizar a comunidade com vistas a um mundo mais digno e humano para todas as pessoas, sem quaisquer distinções que as diferenciem.

Estiveram presentes no encontro o Conselho da Mulher, Conselho do Idoso, Mobilização Comunitária, Conselho Estadual da Mulher, Coordenadoria da Juventude, Coordenadoria da Igualdade Racial, Secretaria do Continente, Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, Secretaria de Saúde, Conselho da Mulher Catarina, Projeto Raabe, Associação em Defesa dos Direitos Humanos, Margens/UFSC, Rede Feminina de Saúde, Fórum Maria da Penha e o Instituto Arco Íris.

 A Coordenadoria Estadual da Mulher/CEM, presente ao evento, por meio dos assessores Rosa Marton e Luiz de Freitas, deverá fazer contato com suas representantes nas Secretarias de Desenvolvimento Regional, para ampliar o programa para outras regiões catarinenses. Em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/CEDIM, serão discutidas atividades, buscando chamar a atenção de Santa Catarina para tudo o que envolve a violência contra a mulher.

 

18_foto_16_dias_encontro_1 

 Representantes de entidades presentes ao evento discutiram, durante a reunião, atividades com foco na violência de gênero, procurando chamar a atenção da população para a realidade que envolve as mulheres, com vistas a propostas e ações que garantam uma vida mais digna aos grupos sociais, sem qualquer tipo de distinção.

 
 18_foto_16_dias_grupo_2011_1

Em 2011, entre as atividades realizadas, foram organizados encontros de formação para grupos envolvidos com saúde pública, quando foram discutidas formas e novas estratégias de atendimento às mulheres, especialmente àquelas vítimas de violência. 


< Anterior   Próximo >
 
 
Desenvolvi
mento-CIASC | Gestão do Conteúdo-Coordenadoria Estadual da Mulher | Tecnologia-Open Source